O eixo temático Tecnologia engloba atividades que ilustram as diferentes
tecnologias utilizadas no dia a dia, utilizando desde aparatos tecnológicos
inventados no século XVII até modernos robôs e dispositivos portáteis como
smartphones e tablets.
Está atividade apresenta a tecnologia da impressão 3D ao público e sua aplicabilidade enfatizando o uso de materiais biodegradáveis no processo de produção.
Através da utilização da impressora 3D que utiliza filamentos de PLA, são produzidos diversos objetos ao longo da exposição do CST. O público interage com o software de criação e preparação das imagens, com o processo de impressão e com o objeto finalizado, discutindo suas várias aplicações e seus mecanismos de funcionamento.
Atividade 2: Ozobot
A atividade busca Introduzir o público ao universo da robótica, linguagem de programação e trabalhar com raciocínio lógico.
O Ozobot é um robô seguidor de caminhos que podem ser desenhados em papel com caneta hidrocor ou através de linhas desenhadas na tela de um tablet contendo aplicativo do Ozobot. O robô possui sensores de cor e sua programação é feita através de padrões específicos de cores que combinam traços, azuis, verdes e vermelhos a fim de direcionar seu trajeto.
Atividade 3: Realidade Aumentada
Trata-se de uma atividade que utiliza tablets que possuam os sensores giroscópio e acelerômetro, contendo aplicativos de realidade aumentada para apresentação de elementos virtuais em uma imagem real captada pela câmera do aparelho. Esses aplicativos possuem marcadores específicos que indicam onde o elemento virtual será inserido. Dessa forma, transformando e inserindo na imagem do real, elementos virtuais.
Atividade 4: Realidade Virtual
Promover ao participante a experiência imersiva em um mundo digital de neurociências e nanotecnologia. Onde por meio da utilização de óculos de realidade virtual e do smartphone contendo aplicativos específicos de realidade virtual, o público é convidado a vestir os óculos enquanto é explicado o sentido da tecnologia e uma breve explanação sobre o que se seguirá.
Atividade 5: Casa solar
Essa atividade é usada para discutir a captação e conversão da luz solar em energia elétrica. Nela é possível discutir as vantagens financeiras e ambientais das placas solares e o consumo
consciente de energia. Além disso ela é controlada por um tablet trazendo a tona o tema de Internet das Coisas.