O eixo temático Humanidades engloba atividades que ilustram assuntos relacionados à produção humana voltada para artes, inclusão, história, línguas entre outras. Essas atividades apresentam desde peças teatrais até acessibilidade para cegos e surdos, explorando o que é produzido pelo ser humano para o ser humano.
A atividade tem como objetivo principal despertar a curiosidade em conhecer o sistema de escrita Braille, por meio da utilização de diversos instrumentos, de forma a sensibilizar e informar o público sobre tal escrita. O público é incentivado a vivenciar a condição da cegueira, ou baixa visão, para realização de leitura e escrita, fortalecendo reflexões sobre inclusão e respeito às condições da deficiência visual, em especial a cegueira.
Atividade 2: Inclusão – Libras
Nessa atividade apresentamos a Língua Brasileira de Sinais conhecida como Libras. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas e mudas que podem variar de um país para outro. Utiliza-se um jogo da memória com sinais de Libras e suas respectivas representações gráficas a fim de estimular o público a conhecer alguns sinais do cotidiano e a importância da comunicação e inclusão dos surdos.
Atividade 3: Pintando o corpo
Nesta atividade demonstramos de forma artística e lúdica diferentes órgãos do corpo humano. São utilizadas representações de órgãos humanos para pintura, como um capacete no formato de cérebro, uma língua para ser usada como gravata e um cérebro de gesso. Assim, estimulando a expressão criativa do uso da pintura, além de estimular a discussão sobre o conhecimento do corpo.
Atividade 4: Teatro de Fantoches
Nessa atividade, o objetivo principal é demonstrar temas de interesse científico e a diversidade de pessoas e interações que podem ser desenvolvidas na ciência. As peças discutem diversos temas científicos entremeados com o cotidiano do público.
Atividade 5: Mandalas da Nise
Nise Magalhães da Silveira foi uma Médica psiquiatra que revolucionou o tratamento de transtornos mentais com suas incríveis mandalas. Na atividade o visitante aprende sobre sua história e pinta mandalas parecidas com as quais a Nise utilizava com seus pacientes.
Atividade 6: Povos indígenas
A atividade tem como objetivo despertar a curiosidade e questionamentos sobre os povos originários brasileiros, abordando os conhecimentos sobre sua linguagem, constelações e ferramentas, sempre de forma interativa e lúdica. Conta com 3 módulos (linguagem, constelações e ferramentas).