Comunicados:

Quer que o Ciências Sob Tendas (CST) visite a sua escola? Fique ligado no novo edital!!!

Quem somos

O Ciências Sob Tendas (CST) é um centro de ciências itinerante que pertence ao programa de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto foi criado em 2013, a partir do edital de Popularização e Divulgação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O nosso objetivo é contribuir para a alfabetização científica, principalmente, dos jovens, aumentando sua compreensão e interesse pelo desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil. Buscamos também desmistificar o papel do pesquisador na produção de conhecimento e assim, divulgar e popularizar a ciência através de atividades lúdicas e interativas, abordando 4 eixos temáticos: Natureza, Saúde, Tecnologias e Humanidades.

A execução do Ciências Sob Tendas ocorre por meio de exposições científicas em ambientes não formais de ensino, como espaços públicos ao ar livre (praças e parques) mas também em escolas. A estrutura da exposição é feita por meio de tendas sanfonadas e sob elas são organizadas as atividades. Um grande benefício do projeto encontra-se na itinerância, permitindo visitar locais do Estado do Rio de Janeiro longe dos centros urbanos, possibilitando que toda sociedade tenha contato com a informação científica.

O projeto é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel e pelo Dr. Gustavo Alves e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFF, CNPq, FAPERJ e SBPC.

Conheça um pouco mais sobre o projeto com o vídeo abaixo: