Ciências Sob Tendas

Natureza

O eixo temático Natureza engloba atividades que ilustram assuntos relacionados aos fenômenos da natureza sob a perspectiva de diversas áreas científicas como biologia, matemática, química, geografia, física entre outras. Essas atividades apresentam materiais e experiências que versam sobre animais, poluição, energia, formas geométricas, composição de cor e diversas outras temáticas. Todas com o propósito de explorar fenômenos observados na natureza e no cotidiano do povo, da modernidade à antiguidade.

Atividade 1: Algas marinhas

Demonstrar algumas algas e fitoplânctons característicos da costa fluminense explorando aspectos como morfologia, dispersão e importância.


Atividade 2: Artrópodes

Nesta atividade são apresentadas diversas peças resinadas de diferentes artrópodes abordando, principalmente, a classificação taxonômica a partir de seus caracteres morfológicos e a diversidade dos grupos. Além disso, é abordado o tema de alimentação alternativa e nutrição a partir de insetos como forma de reduzir a fome mundial.


Atividade 3: Escrita secreta

Nesta atividade trabalhamos a composição das cores da luz comparando com o pigmento. Utilizamos filtros nas cores vermelho e azul para desvendar desenhos e escritas secretas.


Atividade 4: Microplástico

Esta atividade consiste em uma pescaria no qual alguns peixes estão contaminados com microplásticos, através do processo de bioacumulação, afetando assim a saúde alimentar humana. Além disso, apresentamos materiais que liberam microplástico fazendo a população refletir sobre seu uso.


Atividade 5: Papel que brota

O objetivo principal é discuO público participará de uma oficina de produção de papel semente, na qual a partir de papel reciclado molhado e picado serão inseridas sementes de Hortaliças, como Chicória, Tomate, Salsa etc. Nessa atividade, os participantes poderão levar seus papéis produzidos, além de serem discutidos assuntos relacionados ao uso de água para produção de materiais do cotidiano.


Atividade 6: Rampa

Trata-se de um dispositivo composto por duas rampas paralelas, uma curva e outra retilínea, ambas iniciando e terminado com os mesmos parâmetros. Nessas rampas são colocadas duas bolas de bilhar que são liberadas simultaneamente e chegam ao fim em tempos distintos. São discutidas questões de movimento, atrito, aceleração entre outras


Atividade 7: Tangram

Nesta atividade temos duas unidades do “quebra-cabeça” que é o Tangram e diversas imagens de animais para o público reproduzir. Além disso, é possível abordar assuntos como a matématica, envolvendo formas geometricas, área da figura, quantidade de lados, etc.


Atividade 8: Passarinho equilibrista

A atividade apresenta o desenho de uma arara para o público colorir da forma que desejar. Depois de pintada, a imagem da arara é destacada do papel e é possível equilibrá-la na ponta do dedo e em diversas superfícies. A mediação discute sobre o centro de massa e como manter o equilíbrio do passarinho.


Atividade 9: Fósseis

Nesta atividade utilizamos fósseis de peixes emprestados pelo Museu de Ciências da Terra, com espécies diferentes possuindo de 115 à 120 milhões de anos. Explicamos sobre o que são fósseis, onde são achados e como se formam. Além de fazer a associação com pesquisadores importantes envolvidos na descoberta do primeiro coração fossilizado achado no Brasil.


Atividade 10: Pilha humana

A pilha humana aborda o conceito sobre corrente elétrica, onde o visitante faz a ponte entre as placas e permite que os elétrons passem de uma placa para outra gerando energia.


Atividade 11: Circuito elétrico

Nessa atividade o conceito abordado é o mesmo da pilha humana, onde falamos sobre corrente elétrica. Mas o visitante utiliza dessa corrente para jogar um jogo onde quando esse circuito se fecha e a energia é gerada, se tem um alerta sonoro e o jogador perde.


Atividade 12: Banco de pregos

Nesta atividade é apresentado ao público um banco de pregos, no qual o público é incentivado a sentar e descobrir os conceitos de física envolvidos.


Atividade 13: Cetáceos

Quem são os parentes próximos das baleias e dos golfinhos? Como esses animais se localizam
no fundo do mar? Através dessa atividade o visitante é apresentado ao incrível mundo dos
cetáceos e discute sua evolução e principais características anatômicas.

Atividade 14: Ecossistemas

Quais são as consequências da ação humana na natureza? Nessa atividade através da montagem de maquetes de diferentes ambientes discutimos soluções para problemas ambientais que o homem vem causando.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content