Ciências Sob Tendas

Nossa História

O Ciências Sob Tendas (CST) é um centro de ciências itinerante da Universidade Federal Fluminense, criado em 2013, a partir do edital de Popularização e Divulgação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Nesses quase 10 anos de existência visitamos 43 cidades e atendemos mais de 30 mil pessoas! Foram anos de muito aprendizado e fortalecimento de parcerias, afinal, não fazemos nada sozinhos.

Nossa primeira atuação foi em outubro de 2013 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói e na FLICAN (Feira Literária de Cantagalo) no Rio de Janeiro.

Já visitamos as seguintes cidades do estado do Rio de Janeiro: Niterói; São Gonçalo; Maricá; Magé; Bangu; São José de Meriti; São José da Aldeia; Belford Roxo; Rio bonito; Mesquita; Queimados; Nova Iguaçu; São José do Vale Rio Preto; Paracambi; Guapimirim; Cachoeira de Macacu; Sílvia Jardim; Casemiro de Abreu; Rio das Ostras; Sapucaia; Nova Friburgo; Paty Alferes; Três Rios; Paraíba do Sul; Tanguá; Volta Redonda; Teresópolis; Portela; Angra dos Reis; Pinheiral; Resende; Miracema; Santo Antônio de Pádua; Itaocara; Petrópolis; Bom jardim; Piraí; Caxias; Italva; Aperibé; Comendador Levy Gasparian; Nilópolis.

A equipe de mediadores, voluntários e bolsistas, que faz o CST acontecer nos bastidores e também no dia da visita já conta com um total acumulado de 500 alunos ao longo dos anos. Além disso, seguindo a proposta do projeto de apresentar a ciência de forma interdisciplinar, nosso rol de mediadores conta com alunos dos cursos de: Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física, Matemática, Letras e de Processos Gerências.

Nossas parcerias nos levaram para o outro lado do oceano onde realizamos o I Seminário luso-brasileiro de divulgação Científica nas terras tugas. Com o sucesso dessa edição, criamos o compromisso de realizá-lo anualmente. Nos anos seguintes o evento ocorreu de forma remota e já contou com a participação de diversos projetos por todo o Brasil e Portugal.

Em 2020, com a chegada da pandemia de COVID-19 interrompemos nossas exposições presenciais e migramos para o ambiente remoto. Nossas principais atividades foram: Será que a Ciência Responde – Semanalmente recebíamos perguntas dos seguidores das nossas redes sociais e buscávamos especialistas para responder. A série de vídeos está disponível no youtube e tem perguntas de física, astronomia, botânica, neurociência e muito mais!; e o Ciências Sob Teto: O CST vai na sua casa! – Pela primeira vez tivemos a oportunidade de estar com escolas de todo o Brasil mostrando como a ciência e a tecnologia podem ser divertidas e interessantes. Essa atividade convidou professores e alunos do 9º ano do E.F. ao 3ºano do E.M. a realizarem atividades remotas sobre inteligência artificial.

Em 2022 retornamos com os atendimentos presenciais em uma versão reduzida, o CST pocket, para manter alunos e mediadores seguros nesse momento de flexibilização das normas de segurança.

No início de 2023, voltamos a nos encontrar durante a semana na UFF, para realizar as diversas funções demandadas pelo projeto e também para organizar as atividades que levaremos nos dias de visitas, em que já voltamos a realizá -la presencialmente nas escolas.

Estamos sempre atualizando notícias sobre o CST e de todas as nossas atividades. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo e não perder nenhuma novidade nossa.

E esse ano de 2023 é muito importante e especial para nós, pois o CST irá completar 10 anos!! Nesses 10 anos, o Ciências Sob Tendas aproveitou cada momento vivido e vêm aprendendo cada vez mais a cada ano que passa.

Só temos a agradecer por cada visita e pelos bons momentos que o CST viveu até aqui.

Mal podemos esperar para saber o que 2024 está guardando para a gente!

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content