Com a chegada do inverno nada melhor que dormir bem quentinho, não?! Mas tem gente que mal consegue dormir. Não consegue aproveitar todos os benefícios que uma noite de sono pode trazer. E o que esses SUPER HERO’S, isso mesmo, os super-heróis como The Flash, Mulher Maravilha, Homem de Ferro e o Batman têm em comum, além de salvarem o mundo?
Praticamente não dormem!!!. Vamos aos exemplos com nossos super heróis
O SONO, ou falta de sono, dos SUPER-HERÓIS:
PARTE I
Homem de Ferro
Pessoa por detrás do personagem: Tony Stark
‘’Eu sou Tony Stark. Construo coisas maneiras. Tenho uma boa garota e ocasionalmente, salvo o mundo. Então por que não posso dormir?’’
Tony Stark
“Homem-de-Ferro-3-24abr2013-10“. Licenciado sob CC BY-SA 2.0. Autor: Terra-1.Disponível em: https://wordpress.org/openverse/image/ea78d44e-6606-4821-93e6-b65f4bb6396e
Coitado dele. Pelo seu olhar abatido, parece que a noite para o Homem de Ferro serve apenas para aperfeiçoar suas invenções.
Batman
Pessoa por detrás do personagem: Bruce Wayne.
Lego 30160 Batman Jetski.” by STICK KIM. Licenciado no CC BY-ND 2.0. Disponível em: https://wordpress.org/openverse/image/5d9cd4ec-0d75-4b21-a59e-bbc72d9edc2a. Autor: STICK KIM
Dificuldades em ‘’acabar’’ à noite, claramente, preferem ficar acordadas até tarde e com problemas extremos para acordarem pela manhã. Dentro da sua batcaverna, Bruce, alcunha Morcego, passa longas noites trabalhando, além de combater o crime. Não tem hora para acordar e não parece seguir horários definidos. Se não fosse seu mordomo Alfred, coitadoooo!!!
Será que existe algum mistério por detrás disto? É como se estivessem em alerta máximo 24h por dia, de domingo a domingo. O que essa falta de sono dos super-heróis pode nos ensinar?
O neurologista Dr. Christopher Winter, especialista em sono nos explica: a privação de sono pode causar problemas de memória e cansaço mental, doenças graves como diabetes, problemas cardiovasculares e até prejudicar o controle do movimento do corpo.
Um pouco de conhecimento técnico
Se você se identificou com o Batman então siga essas estratégias: Defina um horário para despertar pela manhã. Se estiver em um ambiente blackout (todo escuro), invista em uma iluminação pela manhã para ajudar seu cérebro a entender que é hora de acordar. Bastam 10 minutos para que a melatonina (hormônio secretado e envolvido na promoção do sono) seja inibida, ajudando-o a despertar. E resista ao chamado iluminando o céu. Lembre-se: NÃO FAÇA COMO O BATMAN!
HERÓIS POR ACIDENTE:PARTE II
Hulk
Pessoa por detrás do personagem: Bruce Benner
Foto do Hulk, alcunha: Gigante Esmeralda
“The Incredible Hulk III” by Rooners Toy Photography. Licenciado no CC BY-NC-ND 2.0. Disponível em: https://wordpress.org/openverse/image/661ddc3e-166c-4e70-9a55-1eedbbb4de04. Autor: Reuse content
Dados de 2022, da Fundação Nacional Americana do Sono, revelam que entre 2-9% da população adulta americana sofre de apneia. Pasmem!!! Isso gira em torno de 4 a 17 milhões de pessoas (dados do jornal online ‘’o Liberal’’).
E o Hulk nisso? Seu grande tamanho corporal desproporcional, um grande tamanho de pescoço e ser do sexo masculino, traduzem-se em fatores de risco. A apneia provoca sonolência excessiva e quadros irritados como sintomas recorrentes. Após esses momentos ele costuma dormir (na verdade, apagar). A apneia do sono também pode interferir na secreção do hormônio do crescimento. Se você se identificou com o incrível Hulk, então tome cuidado. A apneia do sono pode ser fator contribuidor e significativo para doenças do coração, acidentes vasculares cerebrais (AVC), hipertensão, diabetes e obesidade. Converse com seu médico!
Flash
Pessoa por detrás do personagem nas HQs: Jay Garrick; Wally West; Barry Allen; (Fontes: Sites da cultura NERD encontrados pelo Google)
Foto do Flash, alcunha Velocista Escarlate
“*UPDATED* Custom Lego The Flash” by AntMan3001. Licenciado sob CC BY-SA 2.0. Disponível em: https://wordpress.org/openverse/image/68ae6aca-a7e0-4988-9e18-dfac8753abbe. Autor: AntMan300.
É um caso um pouco diferente dos já citados. Suas pernas rápidas podem fazer analogia com uma síndrome que acomete nós humanos, a RLS ou Restless Legs Syndrome ou, em Português, Síndrome das Pernas Inquietas. A RLS afeta 69% dos indivíduos (pacientes), sendo hereditária, ou seja, todos os ‘’flash’’ da família apresentam grandes chances de manifestar essa síndrome assim como você e membros de sua família. A síndrome se manifesta no período da noite mas também apresenta sintomas durante o dia.
Mas e aí? E o sono com isso?
Pois então, imagine tentar dormir com as pernas se mexendo o tempo todo. Improvável, não?! Então procure um especialista em medicina do sono para, assim, melhorar sua qualidade do sono.
SEMIDEUSES:PARTE III
Mulher Maravilha
Pessoa por detrás do personagem: Princesa Diana de Themycera, Guerreira Grego Romana
“Wonder Woman Covers” by jooleeah_stahkey. Licenciado no CC BY-NC-ND 2.0. Disponível em: https://wordpress.org/openverse/image/5c2620e9-8f0e-4d3e-9a0b-fdaebf3eda17. Autor: jooleeah_stahkey.
Até a incrível Mulher Maravilha? Pelo visto, também não escapou da falta de sono. Mas sabem por que ela tem dificuldades para dormir?
Seu jato invisível e suas rotineiras viagens ao redor do mundo, em um jato supersônico, estão diretamente ligados à falta de sono. Hââân!!
Um jato supersônico viaja a uma velocidade aproximada de 2.000mph ou 3.218,69k/h , outra forma de dizer é cerca de 2.5 Mach
O famoso Jet Leg, ou assincronia com ritmo, ou ciclo circadiano (popularmente chamado de relógio biológico que controla, determina e modula nosso funcionamento durante o passar das 24 horas), é a principal causadora da falta de sono.
Como ela mesmo pilota, não deve ser muito simples dormir, não é mesmo?! Ainda tem o fato da ausência de paredes opacas, que não impedem a entrada da luz do sol. Então é como se fosse sempre dia dentro da aeronave.
DISTÚRBIO DO SONO: PARTE IV
Estamos falando do distúrbio de fase de sono retardado.
O sono é considerado um processo biológico complexo e, de acordo com Fattinger e colaboradores (2017), se alterna entre a vigília. O sono e a vigília são modulados por questões hormonais, neurais sendo fundamental para consolidar a memória, a regulação de temperatura do corpo (termorregulação), na restauração de processos energéticos além do metabolismo cerebral.
Será que tem mais? A resposta é sim.
Distúrbios do sono, de acordo com Amorim e colaboradores (2017), devido à má qualidade do sono, pode acarretar déficit cognitivo, alterações no metabolismo, distúrbios (psicológicos), além de ser associados a patologias da obesidade, distúrbios mentais, hipertensão arterial e até diabetes (Murillo e equipe, 2017).
O sono possui dois mecanismos principais que regulam o ciclo sono-vigília:
1- Impulso homeostático
2- Ciclo circadiano
O primeiro, modula o aumento da sonolência após longos períodos de vigília pelo aumento de adenosina.
O segundo, refere-se a variação da vigília e o sono fisiológico que mudam de forma cíclica durante o dia.
Uma explicaçãozinha mais contextualizada.
Na parte da manhã, quando você desperta, a ação homeostática (equilíbrio entre a vigília e o despertar) do sono é praticamente nula, com o fator circadiano gerando excitação, contribuindo para o despertar.
Ao longo do dia, o processo começa a se inverter com o aumento do impulso homeostático, com a diminuição da atividade excitatória do ciclo circadiano ou output no núcleo supraquiasmático (Shelgikar et al., 2013).
O nome parece difícil mas se trata do nosso núcleo (conjunto de nervos) controlador do ciclo de vigília e sono, influenciado pela luz do meio ambiente, que entra pelos olhos através da retina.
Dados de 2022, provenientes dos resultados de um trabalho de revisão que analisou os resultados de outros artigos científicos sobre distúrbios do sono e os comparou, buscou responder quais são os principais distúrbios relacionados ao sono e seus impactos na vida humana.
Para isso, utilizou estudos realizados entre 2009 a 2021 e, ao final, analisou 14 trabalhos.
E qual foi, afinal, o resultado desse estudo?
O estudo mostrou evidências de que Transtornos do Sono (TS) são representados por insônia, sonolência excessiva diurna e são diagnosticados por: anato-patologia clínica e avaliações, subjetivas ou objetivas. Neves e colaboradores (2017), relatam que médicos precisam ter conhecimentos básicos sobre seus pacientes para lidar com distúrbios do sono, além de serem capazes de detectarem comorbidades associadas aos transtornos do sono.
É aqui que os SUPER-HERÓIS se igualam aos MEROS MORTAIS!
De acordo com Neves e seus colaboradores (2018), uma pessoa, para apresentar uma boa qualidade de sono, precisa dormir o tempo desejado e este deve coincidir com a propensão do sono, ou seja, com seu ciclo circadiano. Dessa forma, alterações neste ciclo como incapacidade de dormir na hora desejada, somados a comportamentos e movimentos anormais, afetam a qualidade de vida dos pacientes.
Aqui vai mais um dado técnico!
Segundo os estudos de Barros e sua equipe (2019), em questão autoavaliativa, o sono foi considerado como ruim por 29,1% dos participantes, com prevalência elevada em mulheres entre 40 a 50 anos. A Mulher Maravilha tem quantos anos mesmo? (Não espalha, mas ela tem, aproximadamente, 800 anos!)
Detalhe, esses resultados enquadrou, além da idade, a falta de ocupação, inaptidão física (sem contexto de lazer), transtorno mental, maiores problemas de saúde e relatos de insatisfação com a vida. Com isso, os resultados apresentaram: relatos de sono ruim, dificuldade em iniciar o sono e mantê-lo, bem como relatos de quase nunca ou nunca se sentirem bem-dispostos ao acordar.
Mais um estudo, agora de Carone e seus colaboradores (2020). Eles investigaram associações de transtornos com fatores sociodemográficos e comportamentais na população de pessoas menores de 65 anos, que estudam ativamente pela manhã.
Os resultados mostram que, pela manhã, alunos apresentam sonolência diurna com baixa qualidade do sono.
É preciso entender os fatores associados à má qualidade de sono e seus distúrbios, avaliando as realidades envolvidas de cada pessoa, bem como avaliar as patologias associadas ao Transtorno do Sono e, assim, realizar um tratamento correto de devolução ou recuperação da qualidade de vida dessa pessoa.
O Batman não está sozinho nessa nem o senhor Stark.
Se você se identificou com algum destes sintomas, procure ajuda de um especialista.
Referências
Leal, A. C. (2022). Metade da população adulta de Americana já tomou dose de reforço contra Covid-19. O Liberal. https://liberal.com.br/cidades/americana/metade-da-populacao-adulta-de-americana-ja-tomou-dose-de-reforco-contra-covid-19-1722697/
Sani, E. & Gould, J. (2022). Sleep Apnea. Sleep Foundation. https://www.sleepfoundation.org/sleep-apnea.
Winter, C. (2013). Superheroes and Their Sleep Disorders. HuffPost Contributor platform. https://www.huffpost.com/entry/sleep-disorders_b_2815783?utm_hp_ref=healthy-living. Mar. 12, 2013, 08:23 AM EDT | Atualizado em: Dec. 6, 2017
Simões, A. D., Machado Júnior, Á. N., Oliveira, A. B. da S., Pereira, A. C. P., Figueiredo, B. Q. de, Pinheiro, F. E. da S. & Lopes, L. F. P. (2022). Principais distúrbios do sono e seus impactos na qualidade de vida humana: uma revisão sistemática da literatura. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], 11(5), e38411528457. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28457/24677.
Conversor de velocidade: https://www.convertworld.com/pt/velocidade/milha-por-hora.html
conversor de velocidade Mach: https://www.metric-conversions.org/pt/acelerar/mach-em-quilometros-por-hora.htm