Por: Maria Clara da Silva de Jesus, aluna de graduação em Biomedicina pela UFF.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.
Já estamos algum tempo no ar com reality que diante a pandemia tomou proporções gigantescas, o Big Brother Brasil! A famosa casa do BBB apresenta um estilo diferente a cada ano, mas sempre com suas cores chamativas. Arrasta pro lado para ver a decoração e comenta o que você sente olhando essas imagens! Caótico, não é? Vamos ver o porquê disso?
Talvez você já tenha ouvido falar que o vermelho e amarelo do McDonalds trazem a sensação de fome, ou que o branco e azul de hospitais transmitem tranquilidade. Isso pode ser explicado por meio da psicologia das cores. No programa, esse conceito é aplicado justamente para testar o controle emocional de cada um dos participantes. Usar tantas cores e uma iluminação branca forte é uma estratégia para gerar desconforto e sentimentos negativos, como ansiedade e estresse, as quais darão dinamismo ao reality. É disso que o Brasil gosta!
A psicologia das cores indica que as cores quentes são estimulantes e produzem sensações como agressividade, energia, tentação e alegria (emojis). Em contraste, as cores frias parecem nos transmitir sensações como bem-estar, paz, afeto e fidelidade (Alô, Arthur Aguiar!) (emojis).
As diferentes cores podem afetar algumas áreas do cérebro, como por exemplo: o vermelho é capaz de ativar diretamente a amígdala (regula o comportamento sexual, agressividade, medo, memória emocional) e o Núcleo Accumbens (regula a sensação de prazer pelo Sistema Recompensa). Já a interpretação da cor azul pode estimular o córtex pré-frontal na parte responsável pelo raciocínio lógico e pela competência comunicativa, de maneira que tons escuros remetem ao poder e tons mais claros transmitem frescor e higiene.
E aí, já tinha pensado sobre isso?
fonte:
<https://www.loricrizel.arq.br/quais-sensacoes-as-cores-transmitem-ao-cerebro/>
<https://hosting.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Cor/psicodinamica_das_cores_em_comunicacao.pdf>