Por: Kevin Sousa Barbosa, graduando de Enfermagem pela UFF.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.
Introdução
Atualmente, em diversos contextos estamos conectados uns aos outros através de dispositivos tecnológicos. Neles, utilizamos aplicativos e outras ferramentas para a realização de atividades ou simplesmente para entretenimento. As tecnologias modernas, cada vez mais, favorecem a acessibilidade à informação, bem como a possibilidade de resolver problemas simples e complexos com praticidade. No contexto educacional, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) são importantes formas de apoio do trabalho de professores, de forma a possibilitar o atendimento de várias demandas de ensino e aprendizagem de seus alunos (Simonson; Smaldino; Zvacek, 2015).
O que são as TDICS e como podem ser aplicadas a educação
As TDICs são recursos de produção, armazenamento e transmissão de informações, capazes de garantir segurança e acessibilidade. Alguns exemplos de TDICs frequentes no dia a dia da maioria são: computadores, celulares, câmeras de vídeo, redes de internet Wi-fi, aplicativos e redes sociais (Bender et al., 2024; Schuartz, 2020). Esses recursos são responsáveis por alterar nossa forma de trabalhar, se comunicar, se relacionar e aprender, tornando tudo isso mais rápido e facilitado.
Na educação, as TDICs podem ser utilizadas de inúmeras maneiras. De acordo com a criatividade que envolve a forma como as tecnologias são aplicadas, se tornam ferramentas didático-pedagógicas que auxiliam na compreensão dos conteúdos, o que facilita o ensino e a aprendizagem (Oliveira, 2015). Alguns exemplos de aplicação das TDICs são:
Todos esses recursos são essenciais para aumentar as possibilidades de acesso à educação no Brasil. Aplicar as TDICs ao contexto educacional é um passo relevante para reduzir a exclusão digital, viabilizando a formação de alunos prontos para lidar com a crescente demanda de uso das tecnologias no cotidiano e no trabalho (Oliveira et al., 2023).
Principais problemáticas que envolvem a inserção das TDICS nos ambientes de aprendizado
O Brasil é um país de dimensões continentais marcado por grande desigualdade social. Nesse contexto, a condição de acesso a equipamentos e tecnologias pelos estudantes em determinadas regiões do país será reduzida ou ausente. Essa realidade dificulta a modificação e atualização das práticas de ensino e aprendizagem, tanto para professores quanto para alunos (Campello et al., 2018).
Para que a aplicação das tecnologias no ensino se faça viável, é preciso, primeiramente, capacitar os profissionais que estão à frente do ato de ensinar. Nesse sentido, atualizar de forma contínua a geração de professores que não necessariamente tem conhecimento prático das possibilidades de aplicação das TDICs é indispensável, contribuindo para que essas ferramentas sejam inseridas no planejamento docente (Oliveira et al., 2023).
As inteligências artificiais são de fato ótimas ferramentas otimizadoras do aprendizado e do estudo de forma geral, mas, ao depender da forma como são implementadas no ensino, a construção de conhecimento dos alunos pode ser comprometida. A dependência dessa tecnologia pode desencorajar a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma independente. É indispensável aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas.
Conclusão
Como já comentado e apresentado de acordo com estudos científicos, as TDICs são relevantes ferramentas no contexto atual de trabalho e cotidiano. Dessa forma, associá-las à educação no processo de ensino, aprendizagem e atuação dos alunos é uma grande oportunidade de prepará-los para um futuro não muito distante. Mas, ao mesmo tempo, apresentam-se muitas problemáticas que inviabilizam a sua aplicação em contraste aos pontos positivos, sendo estas, principalmente, a formação continuada dos professores, viabilizando competência para uso dos recursos tecnológicos, e a desigualdade social de grande magnitude. Ambos os problemas representam cenários que o Brasil deve enfrentar para construir uma cultura digital efetiva na educação.
Referências Bibliográficas
BENDER, J. D. et al. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil, de 2014 a 2018. Ciência e Saúde Coletiva, v. 29, n. 1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232024291.19882022
CAMPELLO, T. et al. Faces da desigualdade no Brasil: um olhar sobre os que ficam para trás. Saúde em Debate, v. 42, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S305
OLIVEIRA, J. P. et al. USING OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION DURING COVID-19 PANDEMIC. SciELO Preprints. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5813
OLIVEIRA, M. P. O uso de tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação: uma realidade escolar. XVII Seminário de Educação no MERCOSUL [Anais]. Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2015/1%20-%20ARTIGOS/O%20USO%20DE%20TECNOLOGIAS%20DA%20INFORMACAO%20E%20DA%20COMUNICACAO%20APLICADAS%20A%20EDUCACAO%20UMA%20REALIDADE%20ESCOLAR.PDF
Os possíveis aspectos negativos do uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação. Eduvem: tecnologia que transforma, 2023. Disponível em: https://eduvem.com/os-possiveis-aspectos-negativos-do-uso-da-inteligencia-artificial-ia-na-educacao/#:~:text=A%20depend%C3%AAncia%20excessiva%20de%20tecnologias,de%20desenvolver%20suas%20habilidades%20cognitivas
PARREIRA, A.; LEHMANN, L; OLIVEIRA, M. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nM9Rk8swvtDvwWNrKCZtjGn/?format=pdf&lang=pt
SIMONSON, M.; SMALDINO, S.; ZVACEK, S. Teaching and Learning at a Distance Foundations of Distance Education. 6. ed. Charlotte, North Carolina: Information Age Publishing, Inc, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/39818858/Teaching_and_Learning_at_a_Distance_Foundations_of_Distance_Education_SIXTH_EDITION. SCHUARTZ, A. S.. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, n. 3, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p429