Ciências Sob Tendas

Comunicados:

Quer que o Ciências Sob Tendas (CST) visite a sua escola? Fique ligado no novo edital!!!

Noticias de 2024

Maio de 2024

Emanoel do Nascimento Santos, atual Mestre em Ensino de Biociências e Saúde realizou a sua defesa em parceria com o Ciências sob Tendas (CST), de tema: Atendimento ao Público com Transtorno do Espectro Autista em Museus e Centros de Ciências. A apresentação do trabalho ocorreu no Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, no dia 03/05/2024, auditório Emmanuel Dias.

Sua pesquisa é de relevância para a capacitação de mediadores de centros e ciências e museus no atendimento direcionado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trouxe como proposta principal a criação de um curso de capacitação de mediadores de museus e centros de ciências para o atendimento de pessoas com TEA, abordando eixos como: inclusão e o transtorno do espectro autista, legislação sobre o transtorno do espectro autista e mediação para o público com TEA em museus e centros de ciências.

O CST conta com vários discentes de pós-graduação desenvolvendo pesquisas em associação a instituições à frente de capacitações e especializações, abrangendo áreas do ensino e educação.

Julho de 2024

O Ciências Sob Tendas participou na 76ª Reunião da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorreu na Universidade Federal do Pará, em Belém. Os participantes de nossa equipe levaram atividades para discutir biomas sob a perspectiva da saúde, tecnologia, humanidades e natureza. A exposição aconteceu de 08 a 13 de julho, no Circo da Ciência, parte da programação da SBPC Jovem. Foi uma experiência marcante de intercâmbio cultural e de novas parcerias, atraindo público de todas as idades.

Para aqueles que desejam saber mais sobre nossa participação na 76ª Reunião da SBPC, convidamos a assistir ao vídeo no YouTube sobre o evento. Nele, o Ciências Sob Tendas aparece no minuto 33:34. Não perca a oportunidade de conferir as atividades e as discussões sobre biomas sob a perspectiva da saúde, tecnologia, humanidades e natureza.

Além de nossa participação na SBPC, nossa coordenadora, a Dra. Lucianne Fragel, participou da mesa redonda “A Extensão Como Modelo de Fortalecimento do Ciclo Virtuoso da Pós-graduação: Impactos na Educação“, junto com Clelia Akiko Hiruma-Lima.

Agosto de 2024

No dia 30/08/2024, a coordenadora do programa Ciências Sob Tendas, Lucianne Fragel, foi agraciada com a Medalha de Honra ao Mérito Ennio Candotti de Divulgação Científica na categoria Espaços Científicos, Centros e Museus, no Congresso Internacional “Múltiplas Vozes em Defesa das Vidas, Saúde Única, Arte Plural e Formação Humana” pelo LABACiencias-UFF @labaciencias.

O Congresso ocorreu durante a 6ª Reunião Internacional da RACS, realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, de 28 a 30 de agosto deste ano. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 30 de agosto de 2024, às 14 horas, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, também em Niterói.

Parabéns, Lucianne Fragel, pelo reconhecimento do seu trabalho em divulgação científica! Sua dedicação e inovação têm sido uma verdadeira inspiração para todos nós!

Veja o emocionante momento clicando aqui!!!