O eixo temático Saúde engloba atividades que ilustram assuntos relacionados à saúde e ao corpo humano. Essas atividades apresentam desde a anatomia humana até suas células e também questões como nutrição e tratamento.
Nesta atividade o objetivo principal é demonstrar as diferenças anatômicas entre órgãos de porcos e humanos. Para o desenvolvimento da oficina são utilizadas peças anatômicas plastinadas, que não são tóxicas e permitem a manipulação pelos participantes. As peças plastinadas que são utilizadas fazem parte do acervo do Museu de Anatomia “Por dentro do Corpo” do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.
Atividade 2: Conhecendo suas Células
O objetivo desta oficina é permitir aos participantes a observação de suas próprias células da mucosa bucal, através dos procedimentos de coleta do material e preparação da lâmina com auxílio de um monitor. Dessa maneira, a atividade possibilitará conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. No final da oficina cada participante poderá levar sua lâmina com suas células.
Atividade 3: Microscopia
Nesta atividade utilizamos microscópios ópticos para visualização de lâminas com cortes histológicos de diferentes órgãos, facilitando a transferência de conhecimento sobre histologia, química dos reagentes de coloração e óptica. Além disso, também utilizamos imagens plastificadas representando a imagem do microscópio, facilitando assim a demonstração do que é para ser visto ao microscópio.
Atividade 4: Pirâmide alimentar
Atividade em que apresentamos como funciona a composição da pirâmide alimentar e como usa-la para uma alimentação saudável. Por meio de um modelo de pirâmide alimentar construído com madeira os participantes deverão empilhar alimentos de plástico de acordo com as premissas nutricionais. Nesta atividade, serão abordados conceitos sobre a relação quantidade versus qualidade.
Atividade 5: Carlos Chagas
Nesta atividade falamos sobre quem foi Carlos Chagas e a doença descoberta por ele. Para isso
mostramos os barbeiros cedidos pela Fiocruz e o Trypanosoma cruzi no microscópio e explicamos como ocorre a infecção no ser humano. São abordados conceitos como: locais de maior incidência da doença, a casa de pau a pique, as formas de prevenção e a comparação entre um coração que seria saudável e um doente.