Por: Millena Crisóstomo – Biomédica
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.
Descubra como o fungo cordyceps pode infectar a natureza!
Imagine um mundo pós-apocalíptico, onde uma doença misteriosa se espalha rapidamente, transformando a maioria da população em criaturas monstruosas e a sociedade em ruínas. Esse é o cenário da famosa série “The Last of Us”, que é baseada em um jogo de vídeo game lançado em 2013. Mas você sabia que, embora “The Last of Us” seja uma obra fictícia de entretenimento, há algumas semelhanças curiosas com situações reais em nosso mundo?
Em “The Last of Us” o terror se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde uma infecção fúngica devastadora transformou a maioria da humanidade em criaturas monstruosas sedentas por sangue. Na série, temos um fungo chamado Cordyceps Brain Infection (CBI) que seria uma mutação do Cordyceps, um gênero de fungos ascomicetos. A infecção acontece após uma mordida ou com o contato em mucosas. Onde as pessoas perdem o controle da própria mente e corpo, se tornando um completo zumbi.
Apesar do enredo da série ser em grande parte fictícia, o fungo realmente existe! O Ophiocordyceps unilateralis, conhecido como “fungo zumbi”, infecta formigas e as manipula em um comportamento estranho. As esporas do fungo são inaladas pelas formigas enquanto estão no solo, e o fungo cresce dentro do corpo do inseto, chegando a controlar seu comportamento. A formiga infectada é forçada a subir em uma planta e se fixar em uma folha antes de morrer. O fungo então cresce a partir do corpo da formiga morta e libera seus esporos, que caem no solo em busca de novas formigas para infectar.
A semelhança entre “The Last Of Us” e o comportamento do cordyceps na natureza é fascinante! Já que ambos envolvem infecção de hospedeiros por esporos de cordyceps, com o fungo controlando o comportamento do hospedeiro o tornando um zumbi.
Mas vale destacar que a infecção por cordyceps em humanos é altamente improvável na vida real. Os cordyceps que infectam formigas são específicos para esses insetos e não têm a capacidade de infectar mamíferos, incluindo seres humanos. Portanto, não há motivo para preocupação com uma epidemia de “The Last of Us” acontecendo na vida real. Ainda…
Referências:
Evans HC, Elliot SL, Hughes DP. Hidden diversity behind the zombie-ant fungus Ophiocordyceps unilateralis: four new species described from carpenter ants in Minas Gerais, Brazil. PLoS One. 2011 Mar 2;6(3):e17024. doi: 10.1371/journal.pone.0017024. PMID: 21399679; PMCID: PMC3047535.
Evans HC, Elliot SL, Hughes DP. Ophiocordyceps unilateralis: A keystone species for unraveling ecosystem functioning and biodiversity of fungi in tropical forests? Commun Integr Biol. 2011 Sep;4(5):598-602. doi: 10.4161/cib.4.5.16721. Epub 2011 Sep 1. PMID: 22046474; PMCID: PMC3204140.