Por: Isabela Muniz – graduanda em Biomedicina pela UFF
07/04/2023
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.
O chocolate, muito popular na Páscoa, é um alimento feito de cacau, planta originária do continente americano. Seu processo de fabricação envolve várias etapas: a escolha da variedade de cacau, retirada das sementes, fermentação, secagem, torrefação (processo que consiste em colocar os grãos crus em contato com o calor, em uma máquina, através da injeção de ar quente, cuidando para chegarem no ponto perfeito) e moagem das sementes, obtenção da pasta de cacau – que é misturada ao açúcar e outros condimentos para fabricação dos mais diversos tipos de chocolate que conhecemos.
Vocês sabiam que o chocolate possui mais de 300 substâncias químicas que atuam em nosso organismo? Vamos falar um pouco sobre as que mais se destacam são elas: a teobromina, a cafeína e a feniletilamina.
A teobromina tem ação diurética e é vasodilatadora. Acredita-se que também ajude na sensação de bem-estar que sentimos ao comer chocolate. Alguma vez você já se perguntou por que seu bichinho de estimação não deve consumir chocolate? Então, é por causa dessa substância, que é tóxica para animais de estimação.
A cafeína é bem parecida com a teobromina, porém, para os seres humanos, é um estimulante ainda mais forte do sistema nervoso, além de provocar mais efeitos colaterais, como taquicardia, ansiedade, tremores e insônia. Também ajuda a melhorar o estado de alerta, a energia, a capacidade de concentração, entre outras funções.
A feniletilamina é um hormônio conhecido como “hormônio da paixão”, é um neurotransmissor cuja molécula se parece muito com a anfetamina. Essa substância é responsável por provocar a sensação de bem-estar. Ajuda também a acionar a liberação de dopamina, estimulante do sistema nervoso que traz a sensação de felicidade ao organismo.
Acho que isso explica por que gostamos tanto de um chocolate, né? A Páscoa tá se aproximando, já pensaram em quais chocolates vocês vão comer? Agora que vocês sabem que essa delícia traz felicidade e também faz bem para o nosso organismo, fiquem à vontade para apreciá-los com moderação (ou não).
Referências: