Ciências Sob Tendas

Comunicados:

Estaremos aceitando submissões de resumo a partir de 1 de março!!!

Cera de Ouvido de Baleia: Um Registro Secreto da História das Gigantes dos Mares

Por: Daniella Alves de Melo Nunes, graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense, UFF.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.

Você sabia que é possível entender a vida das baleias a partir da cera de ouvido delas? Vem cá que eu te explico essa relação inusitada!

Imagem 1: Baleia Jubarte (Fonte: Animalia)

Embora muitas vezes seja ignorada, a cera de ouvido pode ser um registro secreto da história dessas majestosas criaturas marinhas. Assim, como a cera de ouvido dos humanos e de outros mamíferos, a cera das baleias se acumula ao longo de sua vida. Mas, diferente de nós, elas não limpam seus ouvidos. Por isso, a cera se acumula ano após ano, deixando um rastro de ácido graxo, álcool, colesterol e outros componentes que se juntam nessa mistura. 

Imagem 2: Cera de baleia azul de 25 cm de comprimento (Fonte: NBC news)

Cada camada de cera é como uma página de um diário, revelando não apenas a idade da baleia, mas também informações sobre sua saúde, alimentação e até eventos ambientais que ela pode ter enfrentado. Esse acúmulo ocorre em camadas que podem ser analisadas como anéis de uma árvore! A partir das camadas que vão sendo depositadas, é possível estimar a idade desses mamíferos aquáticos, sendo duas camadas (Imagem 3) equivalentes a um ano de idade. Além disso, a partir da análise da composição química da cera, é possível saber poluentes que entraram em contato com o animal, importante informação para entender como os impactos humanos afetam os oceanos.

Outra informação valiosa é dada pela análise dos hormônios presentes nas camadas, por exemplo, o cortisol, liberado pelo corpo em momentos de estresse. Estudos identificaram uma relação entre o aumento dos níveis de cortisol presentes na cera com as temporadas de intensificação da caça às baleias, mostrando considerável aumento do hormônio quando houve mais registros de caça. Também perceberam que houve mais cortisol no período correspondente à Segunda Guerra Mundial de 1939 até 1945, apesar dos baixos números referentes à caça. Tal elevação no estresse pode ser explicada pelas turbulências causadas pela guerra, devido aos bombardeios, por exemplo.

Além disso, foi observado que houve a diminuição dos níveis de cortisol a partir da consolidação da lei que proíbe a caça na década de 70! Com isso, é possível ver o quanto as baleias respondem às variações ambientais, o que as torna boas indicadoras ambientais.

Imagem 3: Cera de ouvido, mostrando as camadas. (Fonte: Vídeo Como a cera de ouvido ajuda a entender a vida das baleias? do canal Os três elementos)

Dessa forma, a cera de ouvido das baleias não é apenas um detalhe biológico, mas um valioso arquivo natural, que nos revela segredos importantes sobre o passado e o comportamento das maiores criaturas do planeta. Estudar esses registros secretos nos ajuda a entender melhor as baleias e a sua história, ajudando-nos a promover a conservação não só delas mas, de um modo geral, dos oceanos.

Referências

https://www.bbc.com/portuguese/revista/vert_fut/2016/05/160510_vert_fut_cera_ouvido_ml#:~:text=As%20baleias%20nunca%20limpam%20seus,mam%C3%ADferos%2C%20inclusive%20n%C3%B3s%2C%20humanos.

https://www.nbcnews.com/sciencemain/whales-life-story-recorded-its-ear-wax-8c11167240 https://www.youtube.com/watch?v=jQ_3dSj2jew https://animalia.bio/index.php/pt/humpback-whale 

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content