Ciências Sob Tendas

Comunicados:

Quer que o Ciências Sob Tendas (CST) visite a sua escola? Fique ligado no novo edital!!!

Queimaduras: será que é mito ou verdade?

Por: Vinck Anjos Christani, aluna de graduação em Enfermagem pela UFF.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.

Fonte: INBRAEP

Em algum momento da sua vida você ou alguém próximo já deve ter se queimado e deve ter ouvido que colocar pó de café, creme dental ou até mesmo óleo de cozinha seria o melhor tratamento, mas será que isso realmente é o recomendado? Antes de falarmos um pouco sobre como proceder quando você ou alguém próximo sofrer uma queimadura, vamos entender o que é uma queimadura?

Queimadura são ferimentos na nossa pele que ocorrem devido ao contato direto com calor ou frio extremos, produtos químicos, energia elétrica, radiação, certos animais ou vegetais, bem como outros exemplos. Para que seja classificada, deve ser levada em consideração a extensão de pele acometida e a profundidade em que ela chegou, podendo chegar as camadas mais profundas da pele, e até mesmo os ossos. Nesses casos, a pessoa necessitará de atendimento especializado, fazendo-se necessário a ida ao hospital para que não evolua para óbito.

Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras

Agora que entendemos um pouco mais sobre o que são queimaduras, podemos conversar sobre quais são os mitos e verdades acerca dos cuidados com as queimaduras.

O primeiro mito muito comum que se passa de geração em geração é a utilização de manteiga, óleos e outros produtos caseiros para que haja melhora ou o alívio da dor causada pela queimadura. Contudo, tais itens não ajudam na cicatrização e podem, inclusive, causar irritação na pele lesada ou até mesmo infecção.

Será que lavar a região que foi queimada com água em temperatura ambiente pode ajudar no alívio da dor? A resposta correta para esta pergunta é sim, visto que, conforme a queimadura é lavada, resfria-se a pele e o processo de agravamento da lesão é interrompido, reduzindo o dano.

Após a queimadura, forma-se uma bolha. Será que uma pessoa, sem ser profissional da saúde, deve rompê-la? A formação de uma bolha é a forma como nosso organismo têm para proteger nosso corpo de uma possível infecção, então não se deve rompê-la.

Ao encontrar alguém na rua “em chamas” o que será que podemos fazer para ajudar essa pessoa? Ao presenciar um acidente com queimaduras, a primeira medida é eliminar a fonte de calor, evitando o contato contínuo do corpo com fogo, líquidos ou superfícies quentes, entre outros fatores causadores. Se as roupas da vítima estiverem em chamas, ela deve parar, deitar-se e rolar no chão, protegendo o rosto com as mãos. O socorrista pode jogar água sobre a vítima ou abafar as chamas com um cobertor, toalha ou jaqueta.

Fonte: Ministério da Saúde

Referências Bibliográficas:

Queimaduras | Guia de doenças e sintomas. Disponível em: < https://www.einstein.br/doencas-sintomas/queimaduras >. Data de acesso: 05 de novembro de 2024.

Queimadura. O que é, sintomas, tratamento e causas. Disponível em: < https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/queimadura >. Data de acesso: 05 de novembro de 2024.

Queimaduras. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/queimaduras/ >. Data de acesso: 05 de novembro de 2024.

Queimaduras – Lesões; intoxicação. Disponível em: < https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/les%C3%B5es-intoxica%C3%A7%C3%A3o/queimaduras/queimaduras >. Data de acesso: 05 de novembro de 2024.

06/6 – Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/06-6-dia-nacional-de-luta-contra-queimaduras-2/ >. Data de acesso: 05 de novembro de 2024.

Primeiros Socorros e Prevenção de Queimaduras. Disponível em: < https://inbraep.com.br/publicacoes/atendimento-a-vitima-de-queimadura-e-prevencao-de-acidentes/ >. Data de acesso: 05 de novembro de 2024.

Manual – Primeiros Cuidados às Queimaduras. Disponível em: < https://sbqueimaduras.org.br/material/2713 >. Data de acesso: 11 de novembro de 2024.

Saiba como agir em caso de queimaduras leves ou graves. Data de acesso: 11 de novembro de 2024.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content