Por: Vinck Anjos Christani, aluna de graduação em Enfermagem pela UFF.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.
Antes de entrarmos no assunto A.B.C.D.E do trauma precisamos entender um pouco sobre o que são primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar (APH). Você já ouviu falar sobre ou faz alguma ideia do que esses termos podem significar?
Fonte: Escola da Paz
Os primeiros socorros são cuidados que devem ser prestados em casos de acidentes, situações de urgência e emergência ou quando uma pessoa passa mal repentinamente, visando manter a vida do indivíduo até a chegada de um profissional especializado ou ao hospital. Deverão ser feitos por pessoas que possuem treinamento ou conhecimento básico. Eles deverão seguir algumas orientações para que assim não se piore o caso da vítima, são elas:
De acordo com Andrade e Silva (2019, p.2): O atendimento pré-hospitalar (APH) caracteriza-se por toda assistência prestada fora do âmbito hospitalar, aos portadores de quadros agudos de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica. Dessa forma, tal serviço deverá ser feito de maneira rápida e eficiente, para que se consiga a melhora no quadro clínico do paciente, e prestada por profissionais especializados na área garantindo assim o melhor cuidado.
Agora que já sabemos um pouco sobre o que é e para que serve os primeiros socorros e o APH precisamos entender que existem maneiras para que as vítimas sejam classificadas e assim consigam receber o melhor atendimento, possibilitando a chegada ao hospital sem que ocorra o aumento da gravidade do seu estado. Vamos descobrir como pode ser feita essa classificação?
O A.B.C.D.E do trauma vem do inglês Airway, Breathing, Circulation, Disability, Exposure que quando traduzido significa vias aéreas e controle da coluna cervical, respiração e ventilação, circulação com controle de hemorragia, neurológico, exposição com controle da hipotermia. Essa é uma escala de avaliação de prioridade que deverá ser utilizada em casos de traumas, catástrofes e urgência e emergência. Desse modo, na avaliação o profissional deverá analisar se a vítima possui alguma lesão que comprometa a vida e simultaneamente deverá planejar condições para que não piore o caso do acidentado e possibilite o melhor tratamento da vítima. Ela deverá ser seguida pela ordem mencionada para que assim consiga-se avaliar corretamente o paciente, sendo realizada por um profissional especializado ou uma pessoa que tenha realizado a capacitação no Suporte Básico de Vida (SBV).
Como já mencionado, os primeiros socorros têm como principal objetivo a preservação da vida, o alívio de sofrimento, além de prevenir outras doenças e lesões da vítima de urgências e emergências. Desse modo, a escala do A.B.C.D.E do trauma deverá ser utilizada afim de que não haja agravo com esses indivíduos, e assim possibilitar o prolongamento seguro e eficaz da vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. UFRRJ. Noções de primeiros socorros e principais emergências. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2020/12/Cartilha-Nocoes-de-Primeiros-Socorros-e-Principais-Emergencias.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024.
2. DNIT. Primeiros socorros. Disponível em: https://www.gov.br/dnit/pt-br/download/meio-ambiente/acoes-e-atividades/educacao-ambiental/folder/br-158/primeiros-socorros.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024.
3. EINSTEIN. O que são os primeiros socorros e como fazê-los. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/o-que-sao-os-primeiros-socorros-e-como-faze-los/. Acesso em: 26 jun. 2024.
4. Hospital Geral São Mateus. Primeiros socorros. Disponível em: https://www.saude.sp.gov.br/hospital-geral-sao-mateus/homepage/acesso-rapido/primeiros-socorros. Acesso em: 26 jun. 2024.
5. Bombeiros do Paraná. Primeiros socorros. Disponível em: https://www.bombeiros.pr.gov.br/Pagina/Primeiros-Socorros. Acesso em: 26 jun. 2024.
6. MARQUES, Larissa F. Noções básicas de primeiros socorros. Revista Médica de São Bernardo do Campo, n. 4, p. 5514, 2020. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/5514. Acesso em: 26 jun. 2024.
7. SILVA, Jaiurte Gomes Martins. Extensão universitária: Dialogando com a sociedade por meio de ações. ResearchGate, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jaiurte-Gomes-Martins-Silva/publication/372653846_Extensao_universitaria_DIALOGANDO_COM_A_SOCIEDADE_POR_MEIO_DE_ACOES/links/64c1d172b9ed6874a547138f/Extensao-universitaria-DIALOGANDO-COM-A-SOCIEDADE-POR-MEIO-DE-ACOES.pdf#page=73. Acesso em: 26 jun. 2024.