Por: Thays Gurupy Rodrigues – aluna de graduação em Enfermagem pela UFF.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.
Vivemos em uma era de mudanças rápidas e revolucionárias, onde a tecnologia desempenha um papel central na transformação das nossas vidas. No âmbito profissional, a influência dessas inovações é especialmente notável, moldando não apenas a forma como trabalhamos, mas também redefinindo as profissões do futuro.
Desde inteligência artificial e automação até machine learning e blockchain, a lista de tendências tecnológicas que moldam o panorama profissional é vasta e empolgante. Estas tecnologias estão alterando fundamentalmente a maneira como as empresas operam, proporcionando eficiência, precisão e velocidade nunca antes imaginadas.
Imagem 1. A figura chama atenção para 2024 como ano da inteligência artificial e tecnologia
Uma pesquisa recente, divulgada pelo Banco Goldman Sachs, garante que a automação eliminará 300 milhões de postos de trabalho no mundo nos próximos anos. Segundo o levantamento, as vagas que correm mais risco de desaparecer são as concernentes às áreas de finanças, administração e rotinas de escritório. E isso não é de se espantar, afinal, os robôs conseguem realizar tarefas rotineiras e repetitivas com muito mais precisão e velocidade do que um ser humano.
À medida que algumas profissões enfrentam desafios, surgem outras completamente novas. Profissões como engenheiro de inteligência artificial, especialista em cibersegurança e designer de experiência do usuário para realidade virtual estão se tornando cada vez mais relevantes.
Imagem 2. A figura faz alusão a disputa de mercado entre a inteligência artificial e os humanos.
Mas uma nova pesquisa sugere que a economia não está pronta para que as máquinas coloquem a maioria dos humanos fora do mercado de trabalho. Em um estudo publicado em 22/02/24, os pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT acabaram descobrindo que a grande maioria dos empregos anteriormente identificados como vulneráveis à IA não é economicamente vantajosa para os empregadores automatizarem no momento. Embora isso possa mudar com o tempo, as descobertas gerais sugerem que a interrupção de empregos causada pela IA provavelmente ocorrerá em um ritmo gradual.
Importante ressaltar que em um mundo em constante evolução, a educação torna-se a chave para a adaptação. Então, é recomendado explorar cursos de atualização, certificações relevantes e programas de aprendizado online. O processo de formação continuada não é apenas uma escolha inteligente, mas uma necessidade para obter êxito no mercado de trabalho do futuro, principalmente aqueles intrinsecamente ligados à tecnologia, sendo vital que estejamos preparados para abraçar as mudanças que ela traz.
Referências:
Pessoas não deverão perder empregos para robôs tão rápido, diz estudo do MIT | CNN Brasil.
Robótica: 4 profissões que serão substituídas por robôs » Cantinho Empreendedor Marketing Digital.