Por: Maria Eduarda Negreiros Gonçalves – aluna de graduação em Cinema na UFF.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.
A nossa pele está sempre se renovando. A cada hora, cerca de 30 mil células são descartadas, dando lugar a outras. Então por que será que as tatuagens permanecem na nossa pele durante toda a nossa vida? Para entender a permanência das tatuagens na pele, primeiro precisamos entender que a pele é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. As células facilmente renováveis são aquelas que fazem parte da camada mais exterior da pele: a epiderme, como exemplificado na imagem abaixo. Um dos motivos para as tatuagens permanecerem na pele é porque o seu pigmento é injetado em uma camada mais profunda: a derme.
A princípio, o pigmento se encontra na epiderme também mas, após a renovação celular, ele é descartado dessa camada da pele. É por conta disso que a tatuagem desbota após as primeiras semanas. Caso a tatuagem fosse injetada apenas na epiderme, ela desbotava por completo. A micropigmentação, por exemplo, nada mais é do que uma tatuagem mais superficial feita somente na epiderme e, por conta disso, não é permanente.
Outro motivo fundamental para a permanência da tatuagem na nossa pele é o nosso sistema imunológico. Os macrófagos são células de defesa do nosso sistema imunológico que ingerem e destroem partículas/células estranhas ao organismo (células danificadas), através da fagocitose¹. O pigmento da tatuagem é injetado na nossa pele através de agulhas, gerando feridas. Elas atraem os macrófagos, que procuram fagocitar o corpo estranho que poderia causar essas feridas: o pigmento. Entretanto, esse pigmento é composto de um material² que os macrófagos não conseguem digerir e, por conta disso, eles permanecem ali até que esses macrófagos morram e sejam substituídos por outros. Por mais que os macrófagos morram, o pigmento permanece na derme, onde foi injetado. Dessa forma, após a morte de um macrófago, outro é atraído pelo corpo estranho que é o pigmento e também tenta fagocitá-lo. Dessa forma, o desenho da tatuagem é preservado. Segundo a pesquisadora Sandrine Henri³, “O fato de um macrófago suceder o outro explica por que as tatuagens ficam na pele”.
Mas é possível apagar uma tatuagem? A resposta é sim! Por mais que o processo de apagá-la seja muito mais difícil do que fazê-la. O processo mais utilizado para a remoção de tatuagens é o uso do laser. Ao fragmentar as partículas do pigmento, o laser auxilia os macrófagos a eliminar partículas menores. Algumas cores são mais difíceis de serem eliminadas, como o vermelho, laranja ou roxo. O preto, por sua vez, é o pigmento mais fácil de eliminar.
E você já fez ou já pensou em fazer alguma tatuagem? Conhece alguém que tenha feito alguma? Compartilhe este texto com um amigo que gostaria de fazer ou já fez uma tatuagem!
¹ Processo de ingestão e destruição de partículas sólidas, como bactérias ou pedaços de tecido necrosado, por células amebóides chamadas de fagócitos [Tem como uma das funções a proteção do organismo contra infecções].
² Entre outros componentes, o pigmento da tatuagem possui componentes não digeríveis pelos macrófagos como metais e outros materiais sintéticos.
³ Centre d’Immunologie de Marseille-Luminy
Referências:
Lawal et al. (2022). Visualization of drug delivery via tattooing: effect of needle reciprocating frequency and fluid properties. Journal of Visualization.
https://link.springer.com/article/10.1007/s12650-021-00816-5
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31836426/
GIARETTA, E. COMO O SISTEMA IMUNOLÓGICO REAGE AO PIGMENTO? elianagiaretta, 2015. Disponivel em:https://elianagiaretta.com.br/como-o-sistema-imunologico-reage-ao-pigmento/. Acesso em: 26 de novembro de 2023.
TOLEDO, L. A ciência por trás das tatuagens! ciência explica, 2017. Disponível em:http://www.cienciaexplica.com.br/cienciaexplica/ciencia-por-tras-das-tatuagens/. Acesso em: 26 de novembro de 2023.
MELO, P. Sistema imunológico. estudo prático, 2014. Disponível em:https://www.estudopratico.com.br/sistema-imunologico-definicao-organizacao-das-celulas-e-linfocitos-e-os-macrofagos/. Acesso em: 26 de novembro de 2023.