Insolação

Por: Isabela Muniz Navarro Razinhas – aluna de graduação em Biomedicina na UFF.

O Brasil enfrenta uma onda de calor extremo e em diversas cidades, os termômetros chegam a marcar temperaturas máximas, próximas ou acima dos 40 graus e com sensação térmica atingindo os 60 graus. Os prejuízos ao organismo causados pelas altas temperaturas vão muito além do desconforto. O perigo, não importa a idade e a boa saúde, começa quando a temperatura do ar supera a do corpo humano, de cerca de 36,5 graus Celsius, pois acima dessa temperatura, o corpo fica sobrecarregado para se manter em equilíbrio.

A insolação é o problema mais preocupante associado à exposição ao calor extremo e, em casos mais graves, ou, quando não tratada adequada e imediatamente, pode provocar diversas complicações em órgãos vitais, tal como o cérebro, inclusive com consequência de coma e morte. Uma das principais características é a desidratação, que deve ser revertida o mais rápido possível.Sem tratamento imediato, as chances de óbito são altas e a pessoa atingida pode ficar com sequelas irreversíveis. Além disso, os rins podem ficar comprometidos. É uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40 graus, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. O quadro de insolação merece especial atenção porque com o aumento rápido da temperatura corporal, a pessoa acaba perdendo muita água, sais e nutrientes importantes para manutenção do equilíbrio do organismo. É importante lembrar que a condição da insolação está bastante associada ao clima quente e seco, mas também pode ocorrer em ambientes úmidos.

A insolação é causada basicamente por situações de exposição prolongada ao sol e ao calor. Normalmente acontece em ambientes muito quentes ou em situações que provoquem aumento rápido da temperatura corporal, como, por exemplo:

• Passar muito tempo exposto ao sol sem protetor solar (na praia, no clube, na piscina, etc).
  • Praticar atividades extenuantes, ou seja, que causam esgotamento, enfraquecimento físico.
  • Usar excesso de roupas, especialmente no calor.
  • Ficar sem se hidratar por muito tempo.

A insolação causa sintomas que vão aparecendo aos poucos. Os primeiros sinais são:

• Dores de cabeça;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Pele quente e seca;
  • Pulso rápido;
  • Temperatura elevada;
  • Distúrbios visuais;
  • Confusão mental.

Dependendo do tempo de exposição ao sol, os sintomas podem ser mais graves e podem incluir, entre outras coisas:

• Respiração rápida e difícil;
  • Palidez (às vezes desmaio);
  • Convulsão
  • Temperatura do corpo muito elevada;
  • Extremidades arroxeadas;
  • Fraqueza muscular;
  • Coma;
  • Morte.

Alguns fatores, hábitos, posturas, comportamentos e situações podem aumentar os riscos de insolação. Crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, como câncer, diabetes, hipertensão, e pessoas com imunidade baixa, como transplantados e portadores de HIV/Aids, devem ter cuidado especial com a insolação, uma vez que esta condição pode provocar efeitos colaterais graves com maior probabilidade nesse público. Outros fatores de risco incluem:

• Não beber líquidos adequadamente;
  • Ingerir muito álcool ou cafeína;
  • Pessoas que têm gastroenterites;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos para pressão alta, diuréticos, antidepressivos ou antipsicóticos.

Se você presenciar algum caso de insolação, as medidas abaixo devem ser tomadas para auxiliar a pessoa. São os primeiros socorros até a chegada de um médico. O objetivo inicial é baixar a temperatura corporal, lenta e gradativamente. Para isso, siga os seguintes passos:

• Conduza a pessoa para um local fresco, à sombra e ventilado;
  • Remover o máximo de peças de roupa;
  • Se estiver consciente, a pessoa deverá ser mantida em repouso e recostada (cabeça elevada);

• Pode-se oferecer bastante água fria ou gelada ou qualquer líquido não alcoólico;
  • Se possível, deve-se borrifar água fria em todo o corpo da pessoa, delicadamente;
  • Podem ser aplicadas compressas de água fria na testa, pescoço, axilas e virilhas;
  • Tão logo seja possível, a pessoa deverá ser imersa em banho frio ou envolta em panos ou roupas encharcadas.

É possível prevenir a insolação adotando medidas bem simples. São posturas de auto cuidado e bom senso.

• Evitar permanecer sob o sol entre as 10 e as 16 horas. Além de insolação, a grande exposição ao sol, com frequência, pode provocar, também, câncer de pele.
  • Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo.
  • Use protetor solar com FPS 30 ou mais, para evitar queimaduras na pele.
  • Beba muitos líquidos para evitar a desidratação. Prefira água, água de coco e sucos de frutas naturais. Tenha muito cuidado com as bebidas alcoólicas, que em excesso causam desidratação.
  • Ao se exercitar no verão, beba muitos líquidos duas horas antes da atividade, durante e depois.
  • Cuidado com os momentos mais quentes do dia, que, normalmente, ocorrem das 11h às 15h e permaneça bebendo bastante água e na sombra.
  • Evite ficar muito tempo no carro em dias de muito sol, já que o risco nestas situações é maior.
  • Consuma alimentos leves, como frutas e verduras.

O tratamento da insolação consiste em reduzir a temperatura corporal da pessoa e hidratar bastante o organismo. Para isso, os profissionais de saúde podem oferecer água e manter a pessoa em um lugar fresco, com sombra e ventilação, ajudando na recuperação. Dependendo do caso, pode ser necessária hidratação venosa e uso de compressas de água fria e panos molhados para ajudar a baixar a temperatura corporal.

Hidratar-se é uma forma eficaz de se proteger!

Figura 1: Altas temperaturas

Figura 2: Queimaduras