Ciências Sob Tendas

Comunicados:

Quer que o Ciências Sob Tendas (CST) visite a sua escola? Fique ligado no novo edital!!!

Por que alguns idosos sentem mais dores em dias frios?

Por: Luiz Paulo Rios – graduando em Farmácia pela UFF
Orientação: Prof.ª Dr.ª Lucianne Fragel Madeira e Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves.

Figura 1: Representação da dor em pacientes com Artrite Reumatóide

Já imaginou como a humanidade fazia previsões meteorológicas (isto é, descobrir se faria frio, calor ou se iria chover ou fazer sol) antes do desenvolvimento tecnológico? Continue imaginando… pois não será exatamente sobre isso que discutiremos hoje…

Na realidade, esse foi o tópico de uma recente publicação do The New York Times, que tratou a relação de elementos da natureza e comportamentos humanos como a previsão de um dia frio, chuvoso e ensolarado.

É muito comum termos um familiar idoso se queixando sobre o aumento de dores nas articulações, com o início de dias mais frios, né? Ou dizer que o tempo ficará mais frio por seus joelhos estarem doendo.

Mas, afinal, o que a ciência diz sobre isso? Essas dores nas articulações nos idosos, na maioria das vezes, está associado a artrite reumatoide. Uma doença que afeta as articulações do corpo. As articulações são como as dobradiças em nossos corpos que nos permitem mover e dobrar nossos braços e pernas. Quando uma pessoa tem artrite reumatoide, seu sistema imunológico, que normalmente protege o corpo contra doenças, começa a atacar as próprias articulações. Isso faz com que as articulações fiquem inflamadas, inchadas e doloridas.

Nesse sentido, um grupo de pesquisa norueguês relacionou essa afirmação à um fator psicológico, em que se o paciente acredita ter mais dor em dias frios ou chuvosos, em razão disso, inconscientemente, esse paciente prestaria mais atenção a sensação de dor nesses dias.

Em um outro contexto, o estudo também evidenciou que em dias mais frios, é comum um sentimento de tristeza e solidão nas pessoas, tornando a percepção da dor ampliada.

Um experimento realizado, mostrou que animais expostos a um ambiente frio de 10ºC por 1h sentiam como se estivessem em condições mais frias, respondendo de modo a aumentar eventos de hiperalgesia (muita dor), em comparação aos camundongos que não foram submetidos ao frio.

Apesar de ser um tema ainda inconclusivo se o frio está ou não relacionado a doença, a explicação mais difundida é que o frio resulta na contração da musculatura na verdade. Por estar mais rígido, é preciso uma maior força para movimentação, e por isso há um desconforto do paciente com artrite reumatoide.

Entretanto, essa afirmação não relaciona necessariamente a diminuição da temperatura com a doença em questão. Portanto, a comunidade científica ainda discute bastante se há uma relação direta entre artrite reumatoide com as queixas de aumento das dores em dias mais frios dos pacientes.

Uma das características de fazer e estudar ciência é exatamente esse conflito que mencionamos nesse post, é estar envolvido nesse círculo de enigmas e possibilidades, e estarmos tentando desvendar qual de fato é a real verdade, verdade essa, que precisa ser universal, e entendida por todos!

Referências:

1. The New York Times. (11 de maio de 2023). “Weather Forecast? Joints of Animals May Offer Clues in the Clouds.”

2. Smedslund G, Hagen KB. Does rain really cause pain? A systematic review of the associations between weather factors and severity of pain in people with rheumatoid arthritis. Eur J Pain. 2011 Jan;15(1):5-10. doi: 10.1016/j.ejpain.2010.05.003. Epub 2010 May 31. PMID: 20570193.

3. Wang L, Xu Q, Chen Y, Zhu Z, Cao Y. Associations between weather conditions and osteoarthritis pain: a systematic review and meta-analysis. Ann Med. 2023 Dec;55(1):2196439. doi: 10.1080/07853890.2023.2196439. PMID: 37078741; PMCID: PMC10120534.

4. Fernandes ES, Russell FA, Alawi KM, Sand C, Liang L, Salamon R, Bodkin JV, Aubdool AA, Arno M, Gentry C, Smillie SJ, Bevan S, Keeble JE, Malcangio M, Brain SD. Environmental cold exposure increases blood flow and affects pain sensitivity in the knee joints of CFA-induced arthritic mice in a TRPA1-dependent manner. Arthritis Res Ther. 2016 Jan 11;18:7. doi: 10.1186/s13075-015-0905-x. PMID: 26754745; PMCID: PMC4718045

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content